Tratamento a laser para pele morena e negra
Oi meus amores, como vocês estão?
Que tempinho esquisito está aqui em São Paulo, parece que está frio, mas se você ousa colocar o nariz no sol, morre de calor. Nestes dias, precisamos redobrar os cuidados com a pele, usar muito filtro solar, pois a paisagem cinzenta só existe para nos enganar!
Hoje, vou falar de um assunto que amo. Amo muito! <3
Laser!
Mas serei bem específica no assunto. Laser para pele negra!
Quando falamos em tratamento a laser para pele negra, seja para rejuvenescimento, seja para depilação definitiva, escrevo (ou digo) em letras garrafais que TODO CUIDADO É POUCO.
Mas isso tem que ficar muito claro, tanto para o cliente, quanto para o profissional: CUIDADO! TODO CUIDADO É POUCO!
Isso porque a pele negra possui uma maior quantidade de melanina, proteína que confere a pigmentação à pele e aos cabelos, e a maioria dos lasers tem grande afinidade, amor, paixão por ela! Eles interagem, e a grande quantidade de pigmento forma uma barreira que diminui a penetração da maioria dos lasers e aumenta a chance de uma queimadura, que leva à uma mancha!
Por este motivo, a maioria dos lasers são contra indicados para pele negra! Gente, é sério… Já recebi aqui na clínica inúmeros pacientes que sofreram queimaduras por indicação errada do profissional. Hoje, a tecnologia evoluiu muito! Temos lasers completamente indicados para fototipos altos, tanto para depilação, quanto para rejuvenescimento facial, manchas! Mas o profissional tem que conhecer estas tecnologias, pois só assim saberá indicar o laser correto!
Falarei hoje especificamente do laser para depilação, ok? Em um próximo post falo de rejuvenescimento facial! 😊
Mas o que mudou na relação entre depilação a laser e pele negra?
Eu digo: Tudo!
A transformação só foi possível graças ao laser Q-Switched Nd:YAG. E é sobre este amorzinho que falarei neste artigo!
O Q-Switched Nd-YAG tornou a depilação a laser e pele negra um tópico possível e um método acessível para todo mundo.
Como eu disse acima, durante o processo de depilação, o laser é atraído pela melanina presente nos pelos e na pele. No entanto, ele não consegue distinguir um do outro. Dessa maneira, no caso de peles negras, os lasers convencionais podem causar queimaduras.
É aí que entra o laser Q-Switched Nd-YAG.
Ele funciona com uma tecnologia que libera raios de luz com menor afinidade pela melanina, se tornando mais segura e eficaz para o tratamento da pele dos pacientes de qualquer fototipo (cor da pele).
Por ele não ter muita afinidade com a melanina presente na superfície da pele, nós conseguimos atingir a derme (alvo do laser), sem danificar o tecido.
Além do comprimento de onda 1064nm (mais profundo), essa segurança também ocorre pela agilidade na entrega desta energia, gerando uma onda mecânica, o que, entre outros diferenciais, possibilita tratamentos muito seguros em qualquer fototipo, mesmo os negros, mulatos e orientais.
Desta forma, ao invés de altas temperaturas, são ondas mecânicas que atuam para eliminar o alvo, o que possibilita também fazer o procedimento com a pele bronzeada, ou até mesmo a exposição ao sol logo após a sessão, claro, sempre com os devidos cuidados para se proteger.
Além do atrativo de poder ser utilizado em peles morenas e negras, outro grande diferencial do laser é que após se submeter aos tratamentos do aparelho, o paciente não precisa suspender as atividades do dia a dia, podendo retornar ao trabalho imediatamente.
E as vantagens não ficam apenas restritas à remoção de pelos. Como o método não retira os fios e sim enfraquece pouco a pouco o folículo responsável pela produção dos pelos, a pele fica ainda protegida das folículites, muito mais comum nas peles mais escuras.
Outra vantagem de se optar pelo YAG para a remoção dos pelos é evitar o surgimento de manchas. Os métodos tradicionais e agressivos – como a cera – danificam a pele, deixando-a mais sensível ao desenvolvimento das manchinhas.
Por fim, o laser ainda pode ser uma ajudinha extra no tratamento dessas marcas, auxiliando no clareamento das regiões atingidas.
O equipamento pode ser aplicado em qualquer área do corpo, permitindo assim tratar uma série de imperfeições na pele com toda a segurança.
Além da depilação, que atinge até mesmo os pelos mais finos, é possível cuidar de manchas dérmicas e epidérmicas, tatuagens, lesões vasculares, rejuvenescimento facial e até olheiras. Também é possível estimular o rejuvenescimento, já que por meio das sessões ocorre o estímulo da síntese da proteína de sustentação da pele, fechamento dos poros e a melhora da textura.
Mas falarei sobre os outros tratamentos, logo logo!
A duração do tratamento varia de acordo com o objetivo e o tom da pele de cada paciente.
Deu pra entender direitinho? Restou alguma dúvida? Se sim, me escreva! Eu amo interagir com vocês!
Jaqueline Camargos – Biomédica Esteta
CRBM 13477
facebook.com/ClinicaBioesteticaSP/
bioesteticasp@gmail.com
Whats App: (11)93221-9978
(11)2532-5319