Toxina Botulínica: Conheça os principais mitos e verdades
Com certeza você já ouviu falar sobre o Toxina Botulínica. Esse é o procedimento não cirúrgico mais realizado no mundo e, por conta da sua popularidade, existem muitas informações falsas sobre ele sendo propagadas por aí. Por isso, separamos os principais mitos e verdades para você, continue lendo.
O que é a Toxina Botulínica?
É produzida a partir de uma proteína derivada da bactéria Clostridium Botulinum*, que tem a capacidade de relaxar a musculatura. Quando injetada, ela age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, impede total ou parcialmente a contração do músculo.
*O Botulismo é derivado dessa bactéria. Ele é uma doença rara neuroparalítica grave não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina da bactéria Clostridium Botulinum. A toxina entra no organismo por meio de machucados ou ingestão de alimentos contaminados. Caso não tratado apropriadamente, pode levar a morte.
É igual o preenchimento facial?
Não. A Toxina Botulínica suaviza rugas e marcas de expressão através do relaxamento do músculo, já o preenchimento consiste na injeção de ácido hialurônico para preencher rugas e sulcos. Ambos têm como finalidade combater o envelhecimento da pele, mas são completamente diferentes em sua natureza.
A aplicação da Toxina Botulínica dói?
Não. Por ser feita com agulhas bem finas, similares às usadas para aplicar insulina, o procedimento é quase indolor. Para pessoas mais sensíveis, pode ser utilizado um anestésico tópico local.
O rosto fica sem expressão?
Não. A Toxina Botulínica atua apenas relaxando os músculos da região onde foi aplicado. O grau de relaxamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo da dosagem.
A Toxina Botulínica é indicada apenas para corrigir rugas?
Não! Além da correção das rugas, também é indicado para correção de estrabismo, blefaroespasmo (contração involuntária da pálpebra), distonia (contrações musculares involuntárias), espasticidade (distúrbio motor) e hiperidrose (suor excessivo).
É possível substituí-lo por cremes anti-idade?
Não. Os cremes anti-idade oferecem muitos benefícios, mas nenhum deles relaxa o músculo e proporciona a suavização das rugas. Ambos são tratamentos que tem como objetivo atrasar o envelhecimento da pele, e um não deve substituir o outro.
A Toxina Botulínica vicia?
Não existe nenhuma evidência que a Toxina Botulínica cause algum tipo de dependência ou vício.
Pode ser utilizado para aumentar os lábios?
Não. A Toxina Botulínica serve para relaxar a musculatura onde a toxina está sendo injetada, tratando apenas rugas de expressão. O tratamento indicado para aumento dos lábios é o preenchimento labial, que além do volume, ele também proporciona a redefinição e o contorno dos lábios.
Os efeitos são imediatos?
Não. Os efeitos depois da aplicação da Toxina Botulínica demoram de 5 a 7 dias para aparecer.
Dura para sempre?
Não. A aplicação é válida de 4 a 6 meses, variando conforme a resposta individual de cada pessoa ao tratamento.
Pode substituir a cirurgia plástica?
Não. A Toxina Botulínica pode complementar a cirurgia plástica, deixando-a menos agressiva. As aplicações podem atrasar a necessidade de uma intervenção cirúrgica, pois além de suavizar as rugas de expressão, ele também pode prevenir o surgimento de novas.
Deixa a boca torta?
Não. Se for aplicado de maneira correta, isso não vai acontecer. Mas, se for aplicada uma quantidade maior do que a necessária da toxina em áreas que podem ter alguma relação com os músculos da boca, ela realmente poderá ficar torta.
Existem áreas do rosto em que o efeito da Toxina Botulínica é mais eficiente?
Não. Conhecendo a técnica de aplicação, e fazendo-a no músculo certo e na dose certa, o efeito será satisfatório em qualquer área do rosto.
Quer realizar a aplicação da Toxina Botulínica? Nós da Bioestética temos esse e outros procedimentos para você, agende uma consulta. Para saber mais novidades sobre o nossos tratamentos e o mundo estético, acompanhe o nosso blog!