Pode ser feita com o laser convencional?
Para realizar o procedimento em pessoas de pele negra é preciso adotar alguns cuidados especiais, isso porque elas possuem uma quantidade maior de melanina, o que as deixa mais sensível. Então, o processo não pode ser feito com laser comum, e sim com um laser especial chamado NdYAG.
O laser NdYAG é um dispositivo que emite uma série de pulsos de alta energia em infravermelho, em pequenos espaços de tempo, ele apresenta baixa afinidade pela melanina, por isso é mais indicado usá-lo em peles mais escuras. Também mantém a direção da energia pontual, afetando somente o bulbo – porção inicial do pelo – e distribui pouco calor na superfície da pele, o que não causa queimaduras.
Além do mais, esses equipamentos de laser possuem um sistema mais moderno, onde a superfície que entra em contato com a pele é mais resfriada, o que diminui a dor e o desconforto após cada disparo.
A pele negra tem um risco maior de sofrer com a foliculite (pelos encravados). Por isso, a depilação a laser é mais indicada nesse caso, já que ela previne as manchas escuras que aparecem em consequência da foliculite. Além disso, esse tratamento elimina 95% dos pelos indesejados.
Como evitar manchas e queimaduras?
Como a pele negra possui uma quantidade maior de melanina, o alvo do laser acaba sendo esse pigmento. Por isso, a depilação tem que ser feita com equipamentos específicos, para evitar manchas, queimaduras, cicatrizes e queloide na pele. É essencial que o procedimento seja feito com um profissional que trabalhe com equipamento próprio para pele negra.
Cuidados antes de realizar a depilação a laser:
- Não ter realizado depilação com cera há menos de 20 dias;
- Não usar tratamentos com ácido na pele cerca de 10 dias antes da sessão;
- Não se expor ao sol ao menos 1 mês antes do tratamento;
- Aplicar filtro solar diariamente na região que será depilada;
- Higienizar periodicamente a área da depilação.
Quantas sessões fazer?
É indicado fazer de 4 a 6 sessões por área num período de 45 dias. O procedimento dura de 5 a 10 minutos, dependendo da região a ser tratada.
Cuidados após a depilação:
Após a realização do procedimento, a pele pode ficar muito irritada e com vermelhidão nas áreas depiladas, por isso é necessário tomar alguns cuidados, entre eles:
- Aplicar protetor solar com FPS alto diariamente caso a depilação seja realizada em uma área exposta, como braços ou pernas ;
- Evitar banhos quentes longos;
- Aplicar um hidratante fortalecedor de barreiras após o banho;
- Borrifar água termal nas áreas irritadas frequentemente;
- Não usar produtos com ácidos em sua composição até uma semana depois da realização do procedimento;
- Usar dermocosméticos com propriedades cicatrizantes.
Existe alguma contraindicação?
Sim. É contraindicado realizar a depilação a laser, pacientes que tenham herpes ativa, submetidos a radioterapia no local da aplicação ou que possuem vitiligo.
Quer realizar a depilação a laser? Nós da Bioestética temos esse e outros tratamentos para você, agende uma consulta.
Para saber mais novidades sobre o nossos tratamentos e o mundo estético, acompanhe o nosso blog!