Sobre Depilação a laser
A Depilação a laser se tornou a queridinha de quem quer se livrar dos pelos sem sofrer. A técnica de remoção dos pelos é progressiva e utiliza a energia do laser. Embora o método tenha sido criado na década de 1970, só em 1983 ele foi aperfeiçoado, visto que causava muita dor. Hoje a técnica utiliza a fototermólise seletiva, o que a tornou mais eficaz e menos dolorida.
Muitos equipamentos de depilação a laser são atraídos pela melanina – uma proteína presente no nosso organismo, que colore pele, pelos e os cabelos. Como a pele negra é mais pigmentada, consequentemente possui mais melanina.
Os lasers convencionais muitas vezes não conseguem distinguir um ou outro, e no caso de peles negras, que possuem muita melanina, podem até causar queimaduras.
Os novos equipamentos de depilação a laser possuem um sistema de segurança em que a superfície de contato com a pele é resfriada através da aplicação de um spray de criógeno (componente de resfriamento), diminuindo ainda mais o risco de queimaduras.
Pode fazer depilação a laser em pele negra?
A pele negra tem um maior risco de sofrer com a foliculite, que são os pelos encravados, e a depilação a laser é, neste caso, particularmente indicada como forma de prevenção às manchas escuras que podem surgir como resultado da foliculite. Então, sim, a depilação a laser pode ser feita na pele negra.
Na verdade, nada impede que esse procedimento seja feito em fototipos mais elevados. Mas é importante que a técnica seja feita por um profissional.
Pergunte ao profissional sobre o equipamento. Se ele pode ser utilizado na pele negra, geralmente ele deve manter a direção da energia pontual, o que afeta somente o bulbo, que é a porção inicial do pelo, além de distribuir pouco calor na superfície da pele. Todo esse cuidado é importante para não haver o risco de manchas na pele, queimaduras e quelóides.
Como se preparar para a depilação a laser?
Para realizar a depilação a laser, é importante:
- Não ter feito depilação com cera há menos de 20 dias, depilar somente com lâmina no momento da depilação a laser;
- Não usar tratamentos com ácidos na pele cerca de 10 dias antes do tratamento;
- Não se expor ao sol 1 mês antes do tratamento;
- Aplicar filtro solar diariamente na região a ser depilada.
O tempo de intervalo entre cada sessão varia entre 30-45 dias.
Quais os cuidados devemos tomar com a pele após a depilação?
Após a depilação a laser, a pele costuma ficar muito sensível e para acalmar a vermelhidão e irritação, é necessário tomar alguns cuidados após o procedimento. Entre eles:
– Aplicar protetor solar com FPS alto e amplo espectro;
– Evitar banhos quentes logo depois do procedimento;
– Aplicar um hidratante fortalecedor de barreira após o banho;
– Borrifar água termal com frequência nas áreas sensibilizadas;
– Usar dermocosméticos com propriedades cicatrizantes;
– Não usar produtos com ácidos nas regiões depiladas nos dias após a depilação.
Os cuidados pós depilação garantem que nenhum efeito colateral aconteça e que a pele continue bem cuidada.
A Bioestética tem ótimos profissionais e está pronta para tirar as suas dúvidas sobre o procedimento. Agende sua consulta conosco.
Gostou do artigo? Você possui alguma dúvida ou já realizou o procedimento? Conte suas experiências nos comentários, quero poder te ajudar e conhecer você!